Hoje em dia ainda existe a dúvida de qual será a melhor melhor técnica de impressão têxtil, se serigrafia ou impressão digital. Ambas são técnicas personalizadas usadas para imprimir camisolas e outras peças de vestuário. Não há uma opção que seja melhor do que a outra, dependendo do tipo de ordem, quantidades, experiência, design, tecido ou cor, escolheremos uma técnica ou outra.
Neste post analisaremos as vantagens e desvantagens dessas duas técnicas, que servirão como guia para selecionar o método apropriado.
A Serigrafia é uma das mais antigas técnicas de impressão. É um processo de várias etapas que começa com a seleção de um desenho que será impresso em um fotolito e depois transferido para uma malha de tela esticada num quadro, que é chamado de tela. Este processo de transferência do desenho para a malha é feito por insolação da tela. Na insolação, alguns poros da malha são deixados abertos (onde a tinta passará) e outros fechados (nos quais não há transferência de tinta). Finalmente, a tela é colocada na peça e a tinta é transferida numa única cor, arrastando a tinta com um rodo na tela. Se o seu design consiste em várias cores, deve preparar uma tela para cada cor. Essa técnica exige um pouco mais de experiência.
Vantagens:
Processo económico.
Impressão de alta qualidade
Máxima durabilidade e resistência à lavagem.
É a técnica ideal para grandes encomendas.
Desvantagens:
Custo de preparação da tela.
É necessário ter alguma experiência para poder aplicar esta técnica com um resultados excelentes.
Às vezes, pode ter um acabamento excessivamente espesso.
Preparar uma tela para cada cor.
Não é adequado para imagens fotográficas e detalhes de resolução total.
Esta é a técnica mais moderna que permite imprimir diretamente numa peça de roupa. Com base na tecnologia do jato de tinta, foram desenvolvidas impressoras equipadas com tintas têxteis, que aplicam a tinta diretamente na camisola sem sequer ter de passar por nenhuma etapa antes. Em formato pequeno, ela é conhecida como uma técnica de impressão de camisolas, embora na realidade também é possível imprimir em calças, chinelos, toalhas, etc. O processo é semelhante ao que se faz para imprimir em papel basta selecionar uma imagem no computador, colocar a peça de vestuário na base da impressora e imprime diretamente na peça.
Vantagens:
Adequado para pequenas quantidades e até mesmo de uma única unidade.
Permite reproduzir detalhes de máxima definição e até imagens fotográficas.
A impressão é integrada na peça, com um toque muito suave.
O design pode ser facilmente modificado.
É um processo muito limpo.
Desvantagens:
O investimento inicial é alto.
O tempo de impressão é maior.
A tinta é mais cara.
Não há poupança no valor por quantidade, em grandes encomendas. O custo por unidade é o mesmo numa ordem de unidade como numa ordem de 100 unidades.
A área de impressão está limitada à área máxima de impressão da base da impressora. No entanto, existem tabelas ou bases especiais para que possa obter diferentes áreas de impressão: para mangas, Bodies de bebés, etc.
Concluindo, a impressão serigráfica e a impressão digital direta não são técnicas rivais, mas podem ser complementares e até serem usadas juntas para obter melhores resultados em certos casos! No caso de grandes encomendas com poucas cores, a serigrafia pode ser a técnica ideal. Ao imprimir pequenas encomendas ou unidades individuais, e para reproduzir imagens com muitos detalhes, a impressão digital direta é a melhor opção.
» Consulte-nos já: telefone 256 890 178 – screencentury@gmail.com
Screen Century | 2011-2024 © All Rights Reserved
made by Screen Century