O que é a publicidade? Tipos e Dicas

 

O que é a publicidade?

A comunicação feita por indivíduos, empresas ou organizações, através de diversos meios com o objetivo de:

* Promover a venda de bens ou serviços;

* Divulgar ideias, informações.

Dentro da publicidade encontramos 2 tipos de publicidade, publicidade institucional e publicidade comercial. O que cada um significa?

PUBLICIDADE COMERCIAL – procura promover um produto ou serviço, junto do consumidor geral, no sentido de incentivar o seu consumo. Tem, portanto, fins lucrativos.

 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL – não tem fins lucrativos; apenas pretende a divulgação de informação, sensibilizando para questões sociais, culturais, cívicas…

 

 

SIGLA AIDMA (Atenção, Interesse, Desejo, Memória e Ação) – um bom anúncio deverá obedecer a uma cadeia conhecida pela sigla AIDMA. A sigla sintetiza aquilo que os publicitários ambicionam despertar nos consumidores. Assim o objetivo da publicidade é:

Captar a Atenção do receptor

Despertar o Interesse pelo produto ou serviço publicitário

Desencadear o Desejo de o possuir

Potenciar a retenção da mensagem na Memória

Mobilizar a Ação do público destinatário, levando-o a comprar o produto.

Dicas para uma boa publicidade e divulgação da sua empresa de forma barata:

1. Utilize as redes sociais

Toda a gente sabe que no dias de hoje o Facebook, Instragram e outras redes sociais são importantes para a diulgação de um negócio, produto ou serviço. Todos já se renderam a esses meios.

Toda a gente procura atenção nas redes sociais, portanto, tente ser criativo com as campanhas e use imagens chamativas. Faça testes e experimente vários métodos e veja, ao longo do tempo, qual tem mais resultados.

 

2. Marketing boca a boca

É pelo marketing boca a boca que as empresas geralmente conseguem os seus melhores clientes. Quando indicados, os consumidores já chegam com uma certa confiança à sua loja. Afinal, foi alguém em quem esse cliente confia que lhe falou do seu negócio.

 

3. Vá a feiras e eventos

Feiras, palestras e conferências do seu ramo de negócios são ocasiões em que você quer estar. Nestes lugares o empreendedor conhece empresas para conversar sobre parcerias e fornecedores e identifica potenciais clientes. Tenha sempre um material de divulgação à mão. Talvez não consiga fechar negócios nos eventos, mas irá reunir os contatos dos consumidores para investir na venda em um segundo momento.

 

4. Faça uma boa publicidade nos meios locais (da sua cidade)

Procure os meios cujo foco está na sua cidade: jornal local, carro de som, rádio local, etc.

Quando o cliente percebe o valor naquilo que compra, ele adquire confiança na empresa, torna-se menos sensível a preços de concorrentes e fideliza-se. Lealdade entre a empresa e o cliente está no reflexo puro e simples de uma relação de valor para ambas as partes.

 

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