Isso significa que as peças impressas em impressão digital directa (DTG) são especialmente suaves ao toque (especialmente as peças brancas) É também uma ótima maneira de imprimir têxtil com muitas cores ou detalhados – é uma técnica que usamos frequentemente quando o seu desenho é muito complexo ou com muitas cores e quando as quantidades sejam poucas para utilizar o método serigráfico.
A impressão digital directa (DTG) não só surgiu nos meados dos anos 2000, com as tecnologias de impressão a jato de tinta em desenvolvimento a partir da década de 1950, pode-se dizer, que o DTG já vem em desenvolvimento há muito tempo. Após a chegada das impressoras a jato de tinta, no final dos anos 80, essa tecnologia passo algumas décadas em desenvolvimento, tentando adaptar a tecnologia usada para imprimir em papel para a indústria do vestuário. O DTG foi apresentado pela primeira vez em 2004, mas foi até o ano seguinte que a tinta branca foi inventada; antes o DTG só podia ser usado para imprimir em vestuário branco ou claro.
A partir de então, a tecnologia se diversificou e mudou, tornando-se num método comum de impressão.
Antes de imprimir, há alguns passos iniciais que são fundamentais para a impressão como: preparação certa do ficheiro, a seguir as peças escuras que venham a utilizar a tinta branca precisam de ser tratadas com um líquido chamado pré-tratamento, onde cria uma base para que a tinta penetre e fixe nas fibras. É importante depois do processo de pré- tratamento, realizar a secagem numa prensa ou túnel de calor.
A partir daqui, o seu desenho será enviado por computador para a impressora. A peça é colocada na impressora. Se o seu desenho estiver sendo impresso em roupas escuras, uma camada de tinta branca será aplicada primeiro.
Agora é hora de imprimir. Este processo é praticamente o mesmo que uma impressora de jato de tinta para papel.
Na etapa final do processo, a impressão é curada pelo calor, para garantir que a tinta esteja seca e permaneça dentro das fibras da peça. A peça será colocada em uma prensa térmica ou túnel de calor atingindo uma temperatura em que ligará a tinta ao tecido..
E pronto!, o processo de impressão digital directa ou DTG esta concluído e a sua peça está pronta para ser usada!
Pontos a considerar
O DTG é um método simples e directo para imprimir t-shirts ou outras peças de algodão. É ideal para desenhos ou imagens com várias cores e padrões complexos. Ao contrário da impressão em serigrafia, não há custos de preparação ou abertura de quadros. Geralmente isso faz com que seja uma opção muito mais barata para tiragens curtas ou projetos que tenham um curto prazo de produção; impressões em grandes quantidades é onde o DTG fica mais caro.
Screen Century | 2011-2024 © All Rights Reserved
made by Screen Century