Sabe como cuidar das suas T-shirts, sweats… corretamente?

Já parou para pensar em quantas t-shirts você perde anualmente por não te explicarem como cuidar delas corretamente? Esse é um problema frequente e pode ser evitado seguindo alguns passos que vamos explicar logo abaixo neste post. Temos certeza que tuas peças e estampagens vão durar muito mais após seguir essas dicas!

 

Como cuidar das suas T-shirts, sweats… corretamente?

Máquinas de lavar são uma boa ideia?

Para que suas peças de roupa não fiquem desbotadas, com aspeto de envelhecidas e você perca suas estampagens rapidamente, evite as máquinas de lavar ou então lavagens muito suaves (processo delicado na maquina de lavar). O processo de lavagem das máquinas contribui com o envelhecimento das suas peças, então considere lavar as t-shirts estampadas à mão. A técnica pode ser antiga, mas é eficaz nesse aspeto.

Lembre-se também de virá-las do avesso para que nenhum resíduo de sabão, alvejante ou qualquer outro produto que você use fique acumulado nas suas peças, manchando o tecido e deteriorando sua estampagem.

Se for deixar suas t-shirts de molho, é vital que separe as peças brancas das coloridas para evitar que a tinta do tecido passe de uma camiseta para outra, também causando manchas que serão impossíveis de tirar. Recomendamos que dissolva bem o sabão em pó nesse caso, já que ele também pode ficar acumulado no tecido e você precisará lavar todas as suas camisetas novamente.

 

Evite secar ao sol

Muitas vezes nem nos atentamos ao fato de que a exposição durante muito tempo ao sol só acelera o desbotamento das nossas roupas, mas essa é uma dica preciosa: evite deixar suas t-shirts secando baixo sol, já que isso é a causa de alguns dos maiores motivos de trocarmos nossas peças de roupa: a perda de cor, que dá o aspeto de camiseta envelhecida, seu encolhimento pelo aquecimento das fibras naturais (algodão)   e a sensação de rigidez do tecido.

Coloque suas t-shirts para secar na sombra e em locais com grande circulação de vento, assim você garante que suas t-shirts ficarão secas e ainda aumenta a vida útil das cores de suas peças.

Ah, e esqueça a probabilidade de secar suas roupas em máquinas de lavar também! A secagem será tão prejudicial quanto a lavagem, como você já pode imaginar. Nesse caso, o estendal e um clima propício para secagem são seus melhores aliados nessa etapa.

 

 

Passe a ferro suas t-shirts com cuidado

Antes de tudo, verifique seu ferro de passar para que não haja nenhum tipo sujidade ou resíduo na superfície que entrará em contato com a malha. Caso tenha alguma sujidade, faça uma limpeza antes de aquecê-lo para que suas peças não fiquem manchadas.

Com o ferro limpo, vire suas t-shirts do avesso antes de passá-las para garantir que o ferro em alta temperatura não danifique o tecido e as suas estampagens fique rachada ou danificada em lavagens futuras. Você também deve conferir a temperatura e as instruções de lavagens indicadas na etiqueta das suas peças, assim não correrá o risco de queimar seu tecido.

Pronto! Você já pode passar as suas camisetas, dobrá-las e guardar no seu armário.

 

 

Cuidados adicionais

  • Evite ajustar a gola da sua t-shirt com as mãos frequentemente, isso fará com que ela fique menos firme com o tempo e alargue;
  • Posicionar sua camiseta de forma errada em cabides também pode fazer com que a gola da sua camiseta desforme com o tempo;
  • Tome cuidado com panos de chão e outros tecidos que podem ter tido contato com produtos de limpeza caso fiquem no mesmo local que seu cesto de roupas;
  • Não deixe suas peças de molho durante muito tempo, isso fará com que elas fiquem com cheiro de mal secas, ou a popular “roupa com cheiro a mofo”.

Seguindo essas dicas, você fará com que suas peças e estampagens durem por muito mais tempo e não fiquem com uma cara envelhecida logo nas primeiras lavagens. Além de claro, contribuir positivamente com seu bolso pela poupança e pelo ambiente que a longo prazo esses cuidados trazem!

Separamos também uma tabela com todos os símbolos que costumam vir nas etiquetas para que você se torne mestre na hora de identificar o que cada um significa. Confira abaixo:

Screen Century | 2011-2022 © All Rights Reserved

made by Screen Century