Uma das propriedades mais importantes numa t-shirt 100% algodão é o comprimento das fibras utilizadas na tecelagem. Considera-se que um tecido produzido a partir de fibras longas será de melhor qualidade. Trata-se de um elemento importante incluído na quantificação da qualidade de um produto, da sua capacidade de impressão e durabilidade.
. Resumo dos aspectos
O algodão cardado: é obtido na orientação das fibras e ventilação das fibras brutas numa máquina de cardar. Produz um tecido com aspecto baço, um pouco mais áspero ao toque. Trata-se de um material com fibras curtas, mais económico.
ETAPA 3:
COMO TRATAR UMA T-SHIRT?
Independentemente da sua composição, uma t-shirt necessita de um tratamento específico para garantir a sua longevidade lavagem após lavagem, mais ainda quando tem impressão. O segredo passa, simplesmente, por conhecer, antes de lavar a t-shirt, a etiqueta do fabricante, a qual se encontra normalmente no interior da mesma. Com efeito, cada fibra é única e reage de forma diferente na lavagem e na secagem. Que informações deve reter:
O algodão penteado cardado: o fio passa numa máquina de cardar que elimina as fibras curtas. O tecido final terá um aspecto mais sedoso, suave, estável à lavagem e robusto. Oferece superfícies planas para a personalização.
O algodão penteado ring spun: o fio passa por uma última etapa antes da tecelagem. As fibras provenientes da penteação são comprimidas e torcidas, o que produz um fio mais suave, resistente e menos susceptível de encolher. Ideal para uma serigrafia de alta qualidade
O algodão penteado pré-encolhido: pode ser pré-encolhido através de um tratamento de acabamento denominado sanforização. Este processo reduz os riscos de encolhimento na lavagem e produz uma peça de vestuário duradoura. É uma garantia de qualidade e de durabilidade.