Então, saiba agora o que é dropshipping, como funciona, vantagens e desvantagens e muito mais. Acompanhe!
Dropshipping é um modelo de e-commerce em que o lojista atua como intermediário das vendas pela internet, sem precisar manter um estoque e enviar os produtos, que são responsabilidades dos fornecedores.
Os produtos não são armazenados nem enviados pelo lojista.
Portanto, é um modelo de negócio que não exige grandes investimentos, já que não é necessário dispor de uma estrutura para o estoque, nem se preocupar com as entregas e devoluções.
Cabe ao lojista apenas atrair os clientes para a loja, receber os pedidos e repassar aos fornecedores. Nesse processo, deve reter a sua parcela sobre o valor da venda — é dessa forma que o negócio se sustenta.
Para o cliente, pode ser impercetível que o vendedor não seja o mesmo que gerência o estoque e faz o envio dos produtos.
Por isso, o dropshipping requer uma atenção especial na escolha de fornecedores confiáveis, já que eles são determinantes para a experiência de compra e para a imagem que a loja transmite.
Qualquer problema com a compra ou a entrega dos produtos recai sobre o vendedor, não sobre o fornecedor.
O funcionamento do dropshipping é simples. Consiste em uma divisão de tarefas entre o lojista e os fornecedores para oferecer uma boa experiência ao consumidor, desde o pedido até a entrega.
Vamos entender agora como funciona o dropshipping em alguns passos:
O processo de venda no dropshipping começa com o pedido do cliente na loja virtual ou Marketplace, em que você insere os produtos. Nesse momento, você recebe o valor total da compra, com o preço que você definir para a venda.
Todo o processo de pagamento é feito na plataforma do vendedor, que deve aprovar a transação para dar seguimento ao pedido.
Depois de receber o pedido do cliente, o lojista deve encaminhá-lo ao fornecedor.
Ao repassar o pedido, você paga ao fornecedor o preço de atacado do produto (ou o que for acertado em contrato) e retém o valor do seu lucro na venda.
É importante saber que esse processo por trás da compra, de relacionamento entre lojista e fornecedor, não é visível para o cliente. Para ele, é você quem está providenciando tudo.
A partir desse momento, é o fornecedor quem assume o processo. Como o produto está armazenado no seu estoque, é ele quem separa o pedido, embala o produto e envia por uma transportadora.
Dependendo da negociação, os produtos podem ser identificados com a marca do lojista, mas muitas vezes levam apenas a marca do fornecedor.
Quando chegar ao endereço do cliente, o processo de venda pode ser finalizado. Porém, se o cliente quiser trocar ou devolver o produto, isso também é feito na plataforma do vendedor. Ele deve repassar a solicitação do cliente ao fornecedor, que, por sua vez, executa a logística reversa.
No processo de venda do dropshipping, o vendedor assume um papel de intermediário entre o comprador e o fornecedor. Para isso, deve exercer estas atividades:
O lojista deve ter uma plataforma de vendas na internet, que pode ser uma loja virtual, um Marketplace ou outros canais.
Nessa plataforma, é possível receber os pagamentos online, gerenciar os pedidos e encaminhá-los automaticamente aos fornecedores.
É o lojista quem costuma definir o preço de venda (mas isso também pode ser acertado na negociação com o fornecedor).
É importante definir um preço estratégico, que gere uma margem de lucro vantajosa, mas que também seja atrativo para o consumidor.
É também papel do vendedor atrair clientes até a sua loja e despertar o interesse pelos produtos. É possível lançar mão de diversas estratégias de marketing digital para e-commerce.
Você também deve atender os consumidores — antes, durante e após uma compra. O ideal é criar um relacionamento com eles, de maneira que voltem mais vezes para comprar e indiquem a loja para outras pessoas.
Uma das tarefas mais importantes do vendedor é encontrar bons fornecedores. Eles devem fornecer produtos de qualidade, mas também prestar um bom serviço aos seus clientes.
Por fim, é papel também do lojista alinhar a operação de vendas. Não basta receber e encaminhar o pedido — é preciso verificar se o processo até a entrega do produto está ocorrendo da melhor forma.
O dropshipping pode ser nacional ou internacional. Ou seja, você pode trabalhar com fornecedores que vendem dentro ou fora do país. Mas qual a diferença?
Os fornecedores internacionais podem ter uma variedade maior de produtos, e isso pode ser bastante atrativo para aumentar seu portfólio.
Porém, eles também podem trazer mais problemas para as operações, já que você precisa importar mercadorias.
Isso pode gerar entregas fora do prazo, aplicação de taxas alfandegárias, perdas na conversão do dólar e dificuldades na emissão de notas fiscais.
Por isso, muitos vendedores preferem optar por fornecedores locais, que vendem dentro da Portugal. Isso é chamado de Dropshipping Nacional, que evita a necessidade de importar mercadorias e todos os problemas que podem decorrer disso.
Não é por acaso que o dropshipping tem se tornado um dos modelos de e-commerce mais adotados pelos vendedores. Você pode obter diversas vantagens sendo apenas intermediário das vendas.
Entenda agora as principais:
Estoque e logística são áreas sensíveis para a operação de um e-commerce. Afinal, entregar um produto errado ou não cumprir o prazo de entrega afetam diretamente a experiência do consumidor.
Por isso, essas áreas costumam gerar altos custos para os vendedores e ocupar boa parte das suas rotinas.
No dropshipping, porém, estoque e logística são terceirizados para os fornecedores, que têm maior expertise nessas áreas. Eles lidam com os custos do armazenamento, o planejamento para não deixar estoque parado, a negociação com transportadoras, entre outras atividades.
Enquanto isso, você pode se dedicar ao seu core business, que é a venda.
Dropshipping é um modelo de negócio barato. Você pode vender os produtos sem precisar de uma estrutura física para o seu estoque. É possível fazer todo o trabalho até mesmo em casa, pelo seu computador.
Dessa maneira, você não precisa comprar os produtos nem construir, adquirir ou alugar um espaço de armazenamento para eles.
Então, sem a necessidade de investir altos valores no início, você pode começar no dropshipping facilmente — e esse é um dos motivos para o dropshipping atrair tantos adeptos.
Com a terceirização das atividades de estoque e logística, você também se beneficia com a economia operacional. Dessa forma, é possível aumentar o seu lucro com as vendas e o seu capital de giro.
Custos operacionais são aqueles usados diretamente para realizar suas atividades, como salários, compra de materiais e aluguel de softwares.
No dropshipping, você não precisa gastar com programas de gestão de estoque e logística, máquinas para movimentar os produtos, aluguel de armazéns e contratação de equipas para lidar com tudo isso.
No dropshipping, é mais fácil administrar seu negócio.
Você pode focar apenas na divulgação da loja, na experiência de compra e no relacionamento com os clientes, enquanto toda a gestão de estoque e logística fica nas mãos dos fornecedores.
Além disso, é possível fazer toda a gestão de forma virtual.
Você não precisa separar os pedidos nem levar os produtos até os Correios, por exemplo.
Assim, você ganha autonomia, já que pode administrar o negócio em qualquer lugar e a qualquer hora.
Quando uma empresa cresce, é provável que ela tenha que aumentar sua estrutura física, expandir o estoque e contratar mais funcionários.
Isso gera mais custos, apesar do potencial de aumento do faturamento.
O dropshipping, por outro lado, permite que o negócio cresça sem aumento de custos operacionais. Afinal, os custos com estrutura física, estoque e equipe estão nas mãos dos fornecedores.
Como você só precisa receber e encaminhar os pedidos, o crescimento do negócio tende a aumentar seus ganhos, mas não os seus gastos.
Dropshipping pode ser um modelo de negócio simples, mas é preciso avaliar algumas desvantagens para saber se vale a pena você se dedicar a isso.
Veja agora quais são as principais:
O que é a maior vantagem do dropshipping pode se tornar um problema.
A terceirização do estoque e da logística é vantajosa para o lojista, por reduzir custos e facilitar a gestão, mas pode representar uma desvantagem por dificultar o controle das operações.
Você não pode controlar se o fornecedor faz uma boa gestão do estoque e se trabalha com transportadoras confiáveis, por exemplo.
Pode ser que o cliente compre no site um item que está em falta no estoque ou receba um produto danificado em casa. Se isso acontecer, é você quem deve explicações a ele para tentar minimizar sua frustração.
A divulgação é uma das principais tarefas dos lojistas no dropshipping. Eles precisam atrair os clientes e mostrar por que devem comprar na sua loja — e não nos concorrentes.
Para isso, o marketing digital é seu grande aliado.
Você pode criar conteúdos para um blog, interagir com os consumidores nas redes sociais, fazer envios de emails marketing e investir em anúncios pagos.
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